CARACTERIZAÇÃO FARMACOGNÓSTICA DIFERENCIAL ENTRE AS ESPÉCIES DE CHAMBÁ (JUSTICIA PECTORALIS VAR. STENOPHYLLA LEONARD) E ANADOR-FALSO (JUSTICIA SP).
Resumo
Introdução: O chambá (Justicia pectoralis var. stenophylla Leonard) é uma pequena erva verde, perene, possuindo geralmente até 40 cm de altura com folhas simples, estreitas e longas, apresentando fácil reprodução em canteiros semissombreados. Possui indicações como expectorante e broncodilatadora, muito utilizada nas Farmácias Vivas na forma de xarope. Seu chá é utilizado popularmente como analgésico. O vegetal é comumente confundido com o anador-falso (Justicia sp) pela comunidade. O chambá e o anador-falso são cultivados no Horto de Plantas Medicinais Prof. F. J.A. Matos da UFC, porém o último ainda não possui identificação botânica. Objetivos: Realizar a caracterização farmacognóstica diferencial entra as duas espécies denominadas chambá (Justicia pectoralis var. stenophylla Leonard) e anador-falso (Justicia sp). Metodologia: O material vegetal foi coletado no referido Horto, constituído de partes aéreas. Segundo técnicas farmacognósticas realizou-se uma abordagem fitoquímica e Cromatografia em Camada Delgada comparativa entre as duas espécies utilizando-se como eluente Hexano:Metanol (1:1) e revelação com KOH e UV. Resultados: Detectou-se a presença de cumarinas, flavonóides e esteróides em ambas as espécies. Por meio de Cromatografia em Camada Delgada foi possível constatar o mesmo perfil cromatográfico, com Rfs referentes às cumarinas idênticos (Rf 0,53). Conclusão: Ambas espécies vegetais apresentam as mesmas classes de metabólitos secundários. É importante que os estudos de validação prossigam, com vistas a caracterização botânica de Justicia sp, incluindo os estudos químicos e farmacológicos com a finalidade de promover o seu uso racional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares, I. L., & Medeiros Bandeira, M. A. (2017). CARACTERIZAÇÃO FARMACOGNÓSTICA DIFERENCIAL ENTRE AS ESPÉCIES DE CHAMBÁ (JUSTICIA PECTORALIS VAR. STENOPHYLLA LEONARD) E ANADOR-FALSO (JUSTICIA SP). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5604. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30628
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.