CONCEITOS DE SOLUÇÕES, PONTECIAL QUÍMICO E EQUILIBRIO QUÍMICO EM AULAS FISICO-QUIMICA APLICADA A GEOLOGIA
Resumo
mudanças nos parâmetros físico-químicos de temperatura e pressão, podem ocasionar na desestabilização de complexos químicos, fazendo com que ouro, urânio, dentre outros tipos de metais de grande viés econômico possam ser precipitados. Entretanto considerando os parâmetros de temperatura e pressão constantes em determinadas regiões do interior da Terra podemos considerar que a concentração de Mols influenciando na variação de energia livre de Gibbs. Como por exemplo na variação de concentração existente entre Albita e Anortita na solução sólida de plagioclásios. Ou seja evidenciando a influencia do potencial químico para a formação dos minerais e seu arranjo nas rochas. Já os sistemas cársticos são formados pela dissolução de rochas carbonáticas por águas subterrâneas, acidificadas com o gás carbônico, formando dolinas e/ou cavernas. Após a dissolução do corpo e da formação das cavernas inicia-se também a deposição de minerais nas paredes A precipitação dos minerais ocorre quando as águas saturadas em carbonato perdem gás carbônico para o ambiente das cavernas. Com isso o equilíbrio tende a ser deslocado no sentido da precipitação de carbonato a fim de equilibrar a atmosfera do ambiente com a solução.Com isso é notória a aplicabilidade natural dos tópicos básicos de físico-química em conteúdos chave da geologia, evidenciando assim diversas abordagens possíveis sobre os assuntos em sala de aula e a interdependia entre as duas disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Oliveira, A. C., Joca Leite, L. H., Rebouças, I. S., Silva da Costa, D., & Oliveira, A. C. (2017). CONCEITOS DE SOLUÇÕES, PONTECIAL QUÍMICO E EQUILIBRIO QUÍMICO EM AULAS FISICO-QUIMICA APLICADA A GEOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5612. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30636
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.