HISTORICIZANDO A IMAGEM: O USO DA CHARGE COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA.

Autores

  • Francisco Hugo Sousa de Medeiros
  • Luana Araújo da Silva
  • Maria do Céu Colares Botelho Neta
  • Ana Carla Sabino Fernandes

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir de experiências em nossas ações docentes e as reflexões por elas levantadas, quando utilizadas charges como fontes históricas, durante as aulas ministradas na disciplina de História, relacionando com os conteúdos didáticos da Revolução Francesa e das Revoltas na América Portuguesa no século XVIII. A Charge, por apresentar um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar através de suas caricaturas, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para tornar burlesco acontecimentos atuais com o uso de um ou mais personagens. Logo, tais ilustrações, podem ser elegidas como um recurso expressivo para a explicação, problematização e compreensão histórica. Muito utilizadas em críticas políticas no mundo todo, quando vista como uma perspectiva histórica, a charge se torna mais do que um simples desenho, ela assume uma crítica político-social. Foi então que, valendo-se de seu poder crítico e das singularidades de seu método investigativo em relação a outros documentos, que atrelamos currículo escolar, fonte histórica, investigação, rumo a um intuito final, a produção histórica. Não apenas buscando por parte das/dos alunas/alunos uma apropriação do conhecimento histórico, mas que ele seja ensinado e aprendido de tal maneira que as/os proporcione uma participação do fazer a história. Experienciá-la como agentes ativos da construção desse conhecimento. Dessa forma, quebrando a barreira dos signos das letras, e problematizando o mundo ao seu redor, as/os estudantes produziram suas próprias charges, encontrando significado no conteúdo debatido. A charge, portanto, se torna um veículo importante tanto de aproximação com as próprias experiências dos educandos, como de percepção dos diferentes contextos temporais. Tornando-se eloquente na ação de proporcionar o entendimento dos diversos grupos sociais e seu proceder na sociedade, através de representações produzidas no passado e agora pelos discentes produzidas no presente.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa de Medeiros, F. H., Araújo da Silva, L., Botelho Neta, M. do C. C., & Sabino Fernandes, A. C. (2017). HISTORICIZANDO A IMAGEM: O USO DA CHARGE COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5653. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30677

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência