JOGO DIDÁTICO TRAZENDO LUDICIDADE A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA.

Autores

  • Tamires Goncalves Nogueira
  • Emilly Teixeira de Sousa
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

O presente trabalho, realizado durante nosso estagio na Escola de Ensino Médio (EEM) Liceu do Conjunto Ceara, investiga como o lúdico pode facilitar a aprendizagem dos alunos com temas considerados ”complicados para eles”. Todavia constata-se que dentro da escola existe uma grande dificuldade em trabalhar conteúdos como divisão celular e genética tanto por parte dos professores como os alunos, por serem assuntos um pouco complexos e de difícil compreensão, pois necessita um esforço maior do aluno para que ele consiga entender termos e conceitos de difícil assimilação. A justificativa para trabalhar esse tema é que os alunos possam entender a importância da divisão celular contextualizando como um processo no qual as células de um organismo passam ao longo de toda a sua vida, desde a sua origem embrionária, até o final da vida. Neste projeto focamos as divisões: mitose e meiose, na forma de um jogo de tabuleiro, disposto ao longo do chão da sala. A turma foi dividida em equipes de até 5 pessoas, cada equipe nomeava um representante para ser o pino humano, que ficaria no tabuleiro, eles não podiam usar de nenhum recurso para pesquisar as respostas, teriam que lembrar do conteúdo já abordado nas aulas anteriores e elaborar uma resposta. Já de início obtivemos um retorno positivo vindo dos alunos. Os mesmos conseguiam lembrar do conteúdo e respondiam da maneira que achavam correta, e nós, bolsistas, completávamos as respostas que eram necessárias para um melhor entendimento. Um exemplo que havia no tabuleiro era a figura de uma das fases da divisão celular e eles teriam que nos informar qual fase seria essa, notamos que eles prestavam atenção nos detalhes da imagem como a localização das cromátides irmãs por exemplo e logo sabiam a resposta correta. O lúdico nos mostrou que o mesmo pode ser utilizado como promotor da aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico e sua transposição para suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Nogueira, T. G., Teixeira de Sousa, E., & Feitosa Silva, J. R. (2017). JOGO DIDÁTICO TRAZENDO LUDICIDADE A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5659. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30683

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência