PROJETO BRASIL-ÁFRICA: CONHECENDO A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA PARA A CULTURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo
O trabalho é um relato de experiência docente realizada pela autora como atividade de regência da disciplina de Estágio Curricular em Educação Infantil, na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da UFC, sob a orientação da profa. Fátima Vasconcelos, professora da disciplina do curso de pedagogia da UFC, em colaboração com a professora Diana Isis, da turma do Infantil III no semestre 2016.2. Tendo por base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e trabalhos de pesquisa na área da educação (Costa, 2007, Cavaleiro, 2005), o projeto pretendeu oferecer oportunidade de vivências para o conhecimento da identidade cultural afro-brasileira com vistas ao reconhecimento e valorização das diferenças etnorraciais. Como estratégia didática, introduzimos o tema apresentando os animais africanos através de vídeos e imagens, leitura e contação de histórias acerca do tema e vivências: com apresentação de instrumentos musicais de origem africana, com brinquedos e objetos da cultura afro-brasileira, de grupo de capoeira e preparo e degustação de comida africana. Após cada atividade, as crianças tiveram oportunidade de expressar através de desenhos, pinturas, confecção de máscaras e roda de conversa suas impressões acerca dessas experiências. Por fim, foi elaborado um mural, ilustrativo do trabalho desenvolvido, com os registros das artes das crianças que pode ser apreciado pelos pais. Como resultado, destaca-se o envolvimento das crianças nas atividades, aderindo às propostas com curiosidade e entusiasmo em relação à diversidade da cultura afro-brasileira. O estágio proporcionou ainda um desafiador momento formativo, face às dificuldades do tema, ainda pouco trabalhado na formação escolar, a organização de estratégias didáticas diversificadas em colaboração com participantes externos à escola e a faixa etária das crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, T. F., & Da Costa, M. de F. V. (2017). PROJETO BRASIL-ÁFRICA: CONHECENDO A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA PARA A CULTURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5722. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30746
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.