UNO SOCIOLOGICUS: APRENDENDO JOGANDO SOBRE OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Francisco Daniel Lima
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

O presente trabalho se insere na categoria de jogo-pedagógico e foi desenvolvido na disciplina Oficina de Ensino, ministrada pela Prof. Dr. Danyelle Nilin Gonçalves (2017.1). Tal proposta foi elaborada a partir da temática dos novos movimentos sociais, mote condutor para o desenvolvimento da metodologia. Dispondo de 45 cartas (40 cartas tradicionais de 0 a 9, e 5 cartas especiais; bloqueio, curinga, inversão, + 2 e +4), o Uno Sociologicus enfoca quatro movimentos contemporâneos (Feminismo, Movimento Negro, Movimento Socioambiental e Movimento LGBT) simbolizados por cada conjunto de cartas com suas devidas cores (lilás, preto, verde e colorida, respectivamente), nas quais se pode ler algumas pautas centrais de cada organização coletiva enumerada. Cada jogador recebe cinco cartas no início do jogo, podendo ser jogado por até cinco pessoas, e então se dar seu inicio na disposição das cartas na mesa, em que o professor serve como mediador explicando as regras e estimulando os alunos a lerem o conteúdo presente nas cartas, explicando-o em caso de dúvida ou confusão. Desse modo, vence o jogador que ficar sem cartas na mão. Assim, o jogo se propõe sintetizar o conteúdo abordado em sala de aula, para enfatizar o que foi exposto, em forma de revisão, de maneira lúdica e pedagógica, tomando como pressuposto as diversas maneiras de se trabalhar a Sociologia na escola e se utilizando, com efeito, de um jogo de cartas popular entre os jovens, mesclando a linguagem verbal e não-verbal, para se alcançar os devidos objetivos buscados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lima, F. D., & Goncalves, D. N. (2017). UNO SOCIOLOGICUS: APRENDENDO JOGANDO SOBRE OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5751. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30775

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência