UNO SOCIOLOGICUS: APRENDENDO JOGANDO SOBRE OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Resumo
O presente trabalho se insere na categoria de jogo-pedagógico e foi desenvolvido na disciplina Oficina de Ensino, ministrada pela Prof. Dr. Danyelle Nilin Gonçalves (2017.1). Tal proposta foi elaborada a partir da temática dos novos movimentos sociais, mote condutor para o desenvolvimento da metodologia. Dispondo de 45 cartas (40 cartas tradicionais de 0 a 9, e 5 cartas especiais; bloqueio, curinga, inversão, + 2 e +4), o Uno Sociologicus enfoca quatro movimentos contemporâneos (Feminismo, Movimento Negro, Movimento Socioambiental e Movimento LGBT) simbolizados por cada conjunto de cartas com suas devidas cores (lilás, preto, verde e colorida, respectivamente), nas quais se pode ler algumas pautas centrais de cada organização coletiva enumerada. Cada jogador recebe cinco cartas no início do jogo, podendo ser jogado por até cinco pessoas, e então se dar seu inicio na disposição das cartas na mesa, em que o professor serve como mediador explicando as regras e estimulando os alunos a lerem o conteúdo presente nas cartas, explicando-o em caso de dúvida ou confusão. Desse modo, vence o jogador que ficar sem cartas na mão. Assim, o jogo se propõe sintetizar o conteúdo abordado em sala de aula, para enfatizar o que foi exposto, em forma de revisão, de maneira lúdica e pedagógica, tomando como pressuposto as diversas maneiras de se trabalhar a Sociologia na escola e se utilizando, com efeito, de um jogo de cartas popular entre os jovens, mesclando a linguagem verbal e não-verbal, para se alcançar os devidos objetivos buscados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lima, F. D., & Goncalves, D. N. (2017). UNO SOCIOLOGICUS: APRENDENDO JOGANDO SOBRE OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5751. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/30775
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.