UNA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL MÁS PLURAL E INCLUSIVA A PARTIR DEL DISEÑO UNIVERSAL PARA EL APRENDIZAJE (DUA)1

Autores

  • Jackeline Susann Souza da SILVA Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Tatiana Lourenço de CARVALHO Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Design Universal para a Aprendizagem (DUA), Ensino de Língua Espanhola

Resumo

Com a crescente presença de estudantes com necessidades específicas no sistema educacional regular, o debate sobre uma educação mais plural e inclusiva tem se intensificado. Atualmente, além do acesso à matrícula, reivindica-se o direito à permanência, à participação e a um currículo que contemple a diversidade estudantil. Dentro desse contexto, a diversidade linguística também se insere nas discussões sobre educação inclusiva, o que torna fundamental visibilizar o ensino de espanhol no Brasil e repensar suas metodologias para garantir um acesso equitativo a diferentes perfis de estudantes. Nesse sentido, no artigo em questão, analisamos o Design Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia didática para o ensino do espanhol, orientados pela seguinte questão: Como o DUA pode contribuir para o planejamento inclusivo no ensino do espanhol? Sob uma perspectiva teórica, o estudo fundamenta-se no modelo social da deficiência e nos estudos da deficiência, os quais criticam a estrutura social capacitista e defendem a eliminação de barreiras que limitam a plena participação das pessoas com deficiência. Conclui-se que o DUA pode ser uma alternativa didática viável para promover a acessibilidade curricular no ensino do espanhol, pois propõe diversas formas de representação, participação, ação e expressão no currículo. Assim, pode possibilitar a ampliação do acesso à língua espanhola por estudantes com diferentes características físicas, cognitivas e linguísticas, fomentando uma aprendizagem inclusiva.

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

SILVA, J. S. S. da, & CARVALHO, T. L. de. (2025). UNA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL MÁS PLURAL E INCLUSIVA A PARTIR DEL DISEÑO UNIVERSAL PARA EL APRENDIZAJE (DUA)1 . REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 13. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/geppele/article/view/96034