Scientific production on digital inclusion

a study in the Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/ip.v10i.85213

Keywords:

Inclusão Digital, Inclusão Social, Alfabetização Digital, Competência em Informação

Abstract

Observes in Information Science that studies on digital inclusion and social inclusion are considerable. The indexed materials on the subject indicate that the authors involved study digital inclusion linked to social inclusion. It aims
to map the scientific production indexed in the Base de Dados em Ciência da Informação on digital inclusion in the period 2015-2022. Methodologically, it is a literature review, with a qualitative approach. It uses the technique of
content analysis to investigate core meanings and
categorizations found about research on digital inclusion in Information Science, for the period 2015-2022. The results are illustrated in a table bringing together the main concepts and contextualizations about digital inclusion and, in the sequence, it presents a conceptual map with
the categorizations that represent digital inclusion
in this historical, cultural and scientific conjuncture (2015-2022). It concludes that digital inclusion programs must be implemented together with programs for building digital skills, moving in favor of inclusion for digital literacy.

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Author Biographies

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB, com pesquisa em Arquitetura da Informação. Graduado em Biblioteconomia pela UFRN, com pesquisa em Encontrabilidade da Informação. Graduando em Arquivologia pela UFPB.

Levi Cadmiel Amaral da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Possui especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Pós-Graduando em Marketing Digital pela Uniasselvi. Pós-Graduando em Administração Mercadológica pela Uniasselvi. Possui Aperfeiçoamento em Como Ensinar a Distância pela Uniasselvi. Graduado em Administração pela UFPB.

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (PPGCI/IBICT-UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Campus Cariri) e graduando em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes.

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Published

2025-05-05

How to Cite

CAMPOS, Arthur Ferreira; COSTA, Levi Cadmiel Amaral da; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Scientific production on digital inclusion: a study in the Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Informação em Pauta, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.36517/ip.v10i.85213. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/85213. Acesso em: 5 dec. 2025.