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os conteúdos do Instagram da BFM
DOI:
https://doi.org/10.36517/ip.v8i1.90920Palabras clave:
Biblioteca Universitária, Pandemia, Covid-19, Redes Sociais, Competência em Informação, Competência Crítica em InformaçãoResumen
Analisa a atuação das bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense no período da pandemia (2020-2021) e de que forma elas acionaram as redes sociais para disponibilizar informação. Investiga, especificamente, os conteúdos informacionais publicados no Instagram da Biblioteca da Faculdade de Medicina, objeto empírico desta pesquisa. O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, sustentado por uma investigação de natureza netnográfica, conduzida pela análise de conteúdo. Identifica e analisa as ações de competências em informação e competência crítica em informação foram mobilizadas pela Biblioteca para dar conta do desafio de prestar apoio à sua comunidade acadêmica diante do contexto da infodemia, desinformação e do negacionismo científico no período pandêmico. No Brasil, estes temas tomaram proporções alarmantes, manifestando-se em tópicos como contestação a respeito da eficácia do uso da máscara, e conteúdos antivacina, que disseminavam informações falsas sobre a eficácia dos imunizantes, na tentativa de descredibilizar a ciência, principalmente. Discute sobre a importância das ações de competência em informação, destacando sua perspectiva crítica, no uso das redes sociais por parte das bibliotecas. Analisa o Instagram da BFM, avaliando sua contribuição para a formação de cidadãos aptos e capazes de exercer leitura crítica em ambientes informacionais virtuais e remotos. Destaca as postagens da biblioteca no combate à desinformação e as fake news durante o período de isolamento social.
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Citas
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