PLANEJAMENTO URBANO E PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Janaína Rigo Santin
  • Thaís Dalla Corte

Palavras-chave:

Equilíbrio ambiental. Planejamento urbano. Prevenção. Recursos hídricos.

Resumo

A urbanização desordenada e crescente tem causado, cada vez mais, a degradação dos recursos hídricos. É através da prevenção que maiores danos ambientais, em destaque, danos à qualidade da água potável, serão evitados. Deve-se garantir à população o acesso à água para que a qualidade de vida tanto desta quanto das futuras gerações seja respeitada. Para tanto, a sociedade e o Estado possuem responsabilidade compartilhada. A sustentabilidade hídrica será alcançada se o planejamento das cidades for racionalizado a partir do meio ambiente natural, e não o contrário. Dessa forma, os municípios devem editar Planos Diretores com políticas que integrem o desenvolvimento das cidades aos recursos hídricos. Assim, a pesquisa visa analisar o princípio da prevenção e o planejamento urbano frente à degradação dos recursos hídricos nos municípios em busca de um meio ambiente equilibrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Rigo Santin

Pós Doutoranda em Direito pela Universidade de Lisboa, sob a orientação do Dr. Vasco Pereira da Silva, bolsista CAPES processo n. 5199.09.3. Doutora em Direito pela UFPR, Mestre em Direito pela UFSC, Advogada, Professora da Faculdade de Direito e do Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo-RS.

Thaís Dalla Corte

Acadêmica do VII semestre do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo e bolsista PIBIC/ CNPq.

Downloads

Como Citar

Santin, J. R., & Corte, T. D. (2013). PLANEJAMENTO URBANO E PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS. Nomos: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da UFC, 31(1). Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/nomos/article/view/399

Edição

Seção

Doutrina Nacional