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DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94255Resumen
O presente artigo tematiza o fenômeno da intertextualidade presente em um texto pictórico derivado de uma obra literária, mais especificamente, uma prática intertextual hiperestética (PIH), a tela Iracema (1924), de Lucílio de Albuquerque, que transforma a obra literária Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar, em pintura. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar as mensagens linguística, plástica e icônica, bem como os parâmetros intertextuais flagrados na peça pictórica, com base no quadro teórico-metodológico para análise de PIH adaptado por Sousa (a sair), a partir das propostas de Nobre (2014) e de Silva (2016). Para tanto, recorremos, como aporte teórico-metodológico de nosso estudo, aos trabalhos de Genette (2010), Nobre (2014), Silva (2016) e Sousa (a sair). Para mais, as análises revelaram que a tela Iracema (2024) adapta uma passagem pontual do texto fonte. Tal reconhecimento é possibilitado pela leitura de elementos linguísticos/discursivos, plásticos e icônicos presentes na obra e pela manutenção de referentes do hipotexto. A respeito dos parâmetros intertextuais, foi constatado, concernente ao parâmetro funcional, uma relação de captação para a convergência, uma vez que o novo texto não subverte o texto original; relativo à hierarquia do parâmetro constitucional, no parâmetro composicional, é observada uma relação de derivação, uma vez que o hipertexto é formado integralmente pelo hipotexto e este não figura apenas como um fragmento em um texto maior; no parâmetro formal, temos uma adaptação da obra original; no parâmetro referencial, é flagrado um maior grau de explicitude, em especial, pelo título do novo texto ser composto pelo nome da personagem-título da obra original. Por fim, referente ao parâmetro estilístico, o hipertexto foi produzido sob influência de uma escola vanguardista.
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Derechos de autor 2025 Kennedy Cabral Nobre , Antonia Karoline Oliveira de Sousa, Antonia Karine Oliveira de Sousa

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