Metodogia e análise filosófica da ciência em Larry Laudan

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.18

Palabras clave:

Larry Laudan. Tradições de Pesquisa. Metodologias. Modelo Reticulado.

Resumen

Esta pesquisa analisa alguns tópicos sobre a metodologia de acordo com a filosofia da ciência de Larry Laudan, além de examinar, na área da Educação, exemplos desta interpretação filosófica. Trouxemos como elementos algumas considerações e definições sobre a metodologia em Laudan, isto é, da metodologia como um instrumento para a realização da axiologia (que são as metas e os valores cognitivos), porém, apresentando também interessantes relações para com as teorias específicas, como o de justificar as teorias específicas e de ser restringida por elas. A metodologia é também, dentro do modelo reticulado de Laudan, justificada pela axiologia. Para além desta análise, há também uma defesa da metodologia enquanto o estudo dela própria, o que permite encontrarmos conexões interessantes em teorias da Educação, como no caso da investigação-ação, onde vemos que estamos diante de uma tradição de pesquisa nos moldes defendidos pela filosofia da ciência de Laudan, por reconhecermos que temos um modelo reticular composto por teorias específicas, metodologias e axiologia também na área da Educação. Veremos também que a metodologia em Laudan possui um caráter dinâmico, tensionando e sendo tensionada pelos componentes da tradição de pesquisa, caracterizando o modelo reticulado de racionalidade proposto pelo filósofo. Este debate em Laudan, juntamente com a tradição de pesquisa da investigação-ação da área da Educação serão investigados neste artigo. Como base para a construção deste texto, nos utilizamos das seguintes obras de Laudan: The Progress and its problems: towards a theory of scientific growth (1977), Science and Values (1984a), Explaining the success of science: beyond epistemic realism and relativism (1984b), Methodology’s prospects (1986), Progress or Rationality? The Prospects for Normative Naturalism (1987a), Aim-less Epistemology? (1990a) e Normative Naturalism (1990b).

Biografía del autor/a

Douglas Antonio Bassani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor de Filosofia na Graduação e no Mestrado em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) -Campus de Toledo (PR). Autor de livro e artigos nas áreas de Filosofia da Ciência e História da Ciência.

Cléria Maria Wendling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Realizou estágio científico avançado na Universidade do Minho/Braga - Portugal. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do curso de Pedagogia e componente dos grupos de pesquisa IMAGINAR.

Osbaldo Washington Turpo Gebera, Universidad Nacional de San Agustín (UNSA)

Possui doutorado em Educación pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (2001). Atualmente é Docente investigador da Universidad Nacional de San Agustín - Arequipa - Perú. Tem experiência na área de Educação.

Citas

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Publicado

2024-01-15 — Actualizado el 2024-02-25

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