BIODIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA NOS CURRAIS DE PESCA NO LITORAL DE ACARAÚ, CEARÁ, BRASIL

  • Toivi Masih Neto Doutorando do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição 3207,Fortaleza, CE 60165-081.
  • Rodrigo Salles Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acaraú.
  • Emanuel Soares dos Santos Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acaraú.
  • Manuel Alves de Sousa Neto Técnico em Pesca pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acaraú;
  • Luís Parente Maia Professor do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Av. da Abolição 3207, Fortaleza, CE 60165-081.
Palavras-chave: Aquário público, Arte de pesca, peixes marinhos, pesca artesanal, peixes vivos.

Resumo

Esta pesquisa objetivou caracterizar a ictiofauna capturada pelos currais de pesca na Praia de Ilha dos Coqueiros, Acaraú-CE, Brasil, verificar a diversidade, riqueza, equabilidade e abundância das espécies, para conhecer a potencialidade desta arte de pesca para a obtenção do peixes vivos para uso demonstrativo e de educação ambiental em aquários públicos. Foram realizadas 26 coletas entre outubro de 2013 e outubro de 2014. Foram contabilizados e identificados 1449 peixes capturados em currais de pesca. Os obtidos dados foram utilizados para calcular os índices de diversidade de Shannon-Weaver, Simpson e Berger-Parker, equabilidade de Pielou e riqueza de Margalef. A partir da identificação das espécies foi avaliada a potencialidade para a obtenção de peixes para uso em aquários públicos. Foram capturadas duas classes, 10 ordens, 34 famílias e 60 espécies. As famílias com maior diversidade foram: Carangidae, Haemulidae e Lutjanidae. As espécies com maior frequência em ordem decrescente foram: Haemulon plumierii, Carangoides bartholomaei, Hyporhamphus unifasciatus, Trichiurus lepturus e Diapterus auratus. Todos os índices avaliados mostraram elevada biodiversidade de peixes capturados nos currais de pesca estudados. Várias espécies capturadas são relatadas como utilizadas em aquários públicos, assim esta arte de pesca pode ser usada na obtenção de peixes para este fim.

Publicado
2018-08-20
Seção
Artigos originais