VARIAÇÕES REGIONAIS NA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS NA MACROALGA ENTEROMORPHA SP. DOS ESTUÁRIOS DO RIO CEARA (CEARÁ), LAGOA DE MUNDAÚ (ALAGOAS) E LAGOA DA TIJUCA (RIO DE JANEIRO)

Autores

  • Mônica Wallner Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED), Programa de Tecnologia Ambiental (PROTAMJ, Governo do Estado da Bahia.
  • Ulrich Seeliger Laboratório de Botânica Marinha, Departamento de Oceanografia, Fundação Universidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Valéria Laneuville Teixeira Laboratório de Botânica Marinha, Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza, Niterói.
  • Francisca Pinheiro Joventino Laboratório de Ciências do Mar e Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Sineide Correia Silva Departamento de Biologia, Universidade Federal de Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v25i1-2.31455

Resumo

O padrão de distribuição de metais pesados em estuários muitas vezes
apresenta um comportamento não conservativo, de maneira que a forma
química e a sua biodisponibilidade muda fundamentalmente dentro e entre os sistemas estuarinos. Enquanto a liberação de metais pesados para o ambiente aquático varia principalmente com a descarga do rio (Phillips, 1980), parâmetros como composição química da água do rio, gradientes de pH e Eh, abundância da biota, tipo e características físicas do estuário, irão atuar sobre a biodis, ponibilidade (Gross & Sumda, 1978).

Downloads

Publicado

2018-03-12

Edição

Seção

Artigos originais