MICROBIOTA CULTIVÁVEL PRODUTORA DE HISTAMINA ASSOCIADA COM A SUPERFÍCIE E BRÂNQUIAS DE CAVALAS FRESCAS (Scomberomorus cavalla)

Cultivable microbiota producer of histamine associated with the surface and gills in fresh mackerel (Scomberomorus cavalla)

Autores

  • Ana Patrícia Cavalcante Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Franco De Miranda
  • Oscarina Viana De Sousa
  • Elisabeth Mary Cunha Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v54i2.61168

Resumo

Estudos referentes às bactérias produtoras de histamina (BPH) em pescado se restringem a espécies de regiões temperadas, com poucas informações sobre BPH em pescado tropical. O objetivo deste trabalho foi analisar a abundância de BPH em relação às bactérias heterotróficas cultiváveis (BHC) presentes no muco superficial da pele e das brânquias da cavala (Scomberomorus cavalla). Foram realizadas quatro coletas (maio a agosto de 2017) no Mercado dos Peixes, bairro Mucuripe, em Fortaleza, CE. Foi utilizado Ágar de Contagem em Placas para a quantificação das BHC e meio de cultura diferencial para as BPH. Em meio diferencial, foram contados o total de colônias (BPHt) e aquelas apresentando coloração roxa e halo, resultado do aumento do pH após a formação de histamina (BPHh). Os números de BHC (4,52 Log UFC/cm2) e de BPHh (4,16 Log UFC/cm2) do muco da pele da cavala não apresentaram diferença significativa (p ≤ 0,05). Nas brânquias, o número de BPHh (6,20 Log UFC/brânquia) foi significativamente maior (p ≤ 0,05) que o de BHC (5,53 Log UFC/brânquia). Nos peixes capturados em agosto, a carga de bactérias potencialmente produtoras de histamina nas brânquias foi significativamente maior (7,64 Log UFC/brânquia) que nos meses de maio (5,71 Log UFC/brânquia), junho (5,67 Log UFC/brânquia) e julho (5,79 Log UFC/brânquia).

Palavras-chave: amina biogênica, bactérias, descarboxilação, histidina

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Notas Científicas