O TEATRO ADMINISTRADO NA SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2019n14id41623

Palavras-chave:

Teatro, Marcuse, Unidimensionalização, Administração

Resumo

Marcuse busca lançar luz ao esclarecimento da sociedade administrada a qual vivemos e a qual ninguém é capaz de se inserir sem afetação. Apesar de ser um grande defensor da Arte e, naturalmente, do Teatro, Marcuse nos aponta os vestígios da industrialização daquela, vestígios estes dos quais o Teatro não está imune e pelos quais também é modificado, instrumentalizado e administrado, uma vez que em seu processo de produção atende à mencionada sociedade administrada. A partir de uma rápida revisão bibliográfica dos textos de Marcuse e de autoras e autores como Chaves, Teodoro e Esteves, pode-se perceber a constante busca pela emancipação do Teatro desta sociedade unidimensional, ao mesmo tempo que a Arte é levada a se subjugar aos comandos da industrialização da cultura. Para isso é necessário, entender o conceito de administração e de pensamento unidimensional proposto por Marcuse para enfim compreender como o frankfurtiano percebe tais lapsos nas produções artísticas.

Referências

CHAVES, J.; RIBEIRO, D. Arte em Herbert Marcuse: formação e resistência à sociedade unidimensional. In: Revista Psicologia & Sociedade, 26(1), 2014, p. 12-21.
ESTEVES, Anderson Alves. Sociedade administrada em Herbert Marcuse. Dissertação de Mestrado em Filosofia. PUC-SP. São Paulo, 2010.
FERREIRA, Isabella Fernanda. A ciber (cultura) e o redimensionamento da experiência (semi)formativa na produção artística de hiper (textos). In: A Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil. Porto Alegre: ABRAPSO, 2015, p. 326-345.
MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 4ª Ed. 1973.
_______. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro. 6ª Ed. Zahar Editores. 1975.
_______. A arte na sociedade unidimensional. In: LIMA, Luis Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. 6ª edição revista. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.
_______. A dimensão estética. 1977. Lisboa: Editora 70, 2007.
TEODORO, J. B. F. O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em A ideologia da sociedade industrial. IN: Griot – Revista de Filosofia, Bahia – Brasil, v.5, n.1, 2012.

Downloads

Publicado

2019-07-17

Edição

Seção

Dossiê O Pensamento de Herbert Marcuse