EDUCAÇÃO POPULAR E EMPODERAMENTO: A PALAVRA COMO EXERCÍCIO DO SABER COLETIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n24id78035

Palavras-chave:

Espaço coletivo, Educação de qualidade, Processo de humanização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a palavra como exercício do saber coletivo no empoderamento da educação popular. Para a educação popular a palavra é o exercício do saber coletivo. O poder é exercido a partir da autoridade que se apresenta como espaço da participação da coletividade. A participação corresponde aos acontecimentos que contribuem para o crescimento de um grupo identitário. O acesso à educação pública de qualidade pressupõe a participação popular no espaço escolar via de regra corresponde a efetivação do espaço coletivo para identificação dos elementos culturais em direção ao processo de humanização.

Referências

ARAÚJO, Raquel Dias. Capitalismo, Estado e Educação: primeiras aproximações. In: AYRES, Natália et al. Pedagogia e psicologia Marxista: a revolução teórica no interior da revolução social. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2016, p. 321-335.

ARAÚJO, Raquel Dias; AYRES, Natália; Eduardo Ferreira Chagas. Estado, Educação e Planejamento Educacional: entrelaçamentos teórico-práticos. Revista Dialectus - Revista de Filosofía da UFC- Fortaleza, Fortaleza, Ano 9, n. 16, p. 100 - 112, janeiro-abril, 2020.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Mendes Catani (Organizadores). 16. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2015, p. 7-16/45-88.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular (O que é educação popular). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

GENTILI, Pablo. O Consenso de Washington e a crise da educação na América Latina. In: A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petropólis - RJ: Vozes, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. As reformas educacionais e os planos de educação. In: Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. revisada e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC - Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho de 2008

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo