O REMORSO NO PENSAMENTO DE LA METTRIE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2024n32id93333

Palavras-chave:

La Mettrie, Remorso, Alma, Felicidade

Resumo

Em O Homem-Máquina, La Mettrie, trata da materialidade da alma e do corpo como uma máquina destinada a felicidade. Há nesse argumento um enfrentamento diante da compreensão da alma ser distinta dele, onde o médico-filósofo descreve que ela, como toda parte do corpo, seria afetada. O movimento do sangue no corpo a alcança e, quando o corpo dorme, ela dorme com ele. Esse argumento constitui o ponto de partida da presente exposição, que tem como objetivo compreender a origem do remorso em seu pensamento, se apresentando como uma reminiscência, como o resultado da experiência vivida. Em Anti-Sêneca ou Discurso sobre a Felicidade, o filósofo descreve a atuação da moral na máquina, de onde se propõe demonstrar o sentimento do remorso como um preconceito a ser combatido para o seu bom funcionamento. Cumpre demonstrar, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema no pensamento de La Mettrie, o sentimento de remorso e de sua origem, pois ao naturalizar a alma humana, justifica ser o remorso um sentimento adquirido e alheio a máquina.

Referências

ASSOUN, Paul-Laurent. Lire La Mettrie. In: La Mettrie – L’Homme-Machine. Paris: Denoël, 1981.

BOISSIER, Raymond. La Mettrie – Médecin, Pamphlétaire et Philosophe (1709-1751). Paris: Les Belles Lettres, 1931.

CORDERO DEL CAMPO, Miguel Angel. Materialismo y Voluptuosidad en la Filosofía de Julien O. de La Mettrie. León: Universidad Secretariado de Publicaciones y Medios Audiovisuales, 2003.

___. Le Philosophe Selon La Mettrie. In: Dix-Huitiéme Siècle: Revue Annuelle. Paris: Garnier, 1969, pp.161-178.

LA METTRIE. O Homem Máquina. Tradução de António Carvalho. Introdução e notas de Fernando Guerreiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1982.

___. Oeuvres Philosophiques. Tome I et II. Paris: Fayard, 1987.

___. Anti-Sêneca ou Discurso Sobre a Felicidade. Tradução de Arthur Araújo. In: Francisco Verardi Bocca e Arthur Araújo (orgs.) La Mettrie ou a filosofia marginal do século XVIII. PR: Curitiba: CRV, 2013.

MARKOVITS, Francine. La Mettrie, L’anonyme et le Sceptique. In: Corpus, Revue de Philosophie – 5/6 – La Mettrie, 1987.

___. La Mettrie et le Theme de l’Histoire Naturelle de L’homme. In: Matérialistes Français du XVIII Siècle. Paris: Puf, 2006.

___.Le Décalogue Sceptique. L’universel en question sur temps des lumières. Paris: Éditions Hermann, 2011.

MONZANI, Luiz Roberto. Sade – ou a individualidade desejante. In: Francisco Verardi Bocca e Arthur Araújo (orgs.) La Mettrie ou a filosofia marginal do século XVIII. PR: Curitiba: CRV, 2013.

QUÉPAT, Nérée. Essai sur La Mettrie Sa Vie et Ses Oeuvres. Paris: Librairie des Bibliophiles, 1873.

THOMSON, Ann. La Mettrie ou la Machine Infernale. In: Corpus, Revue de Philosophie – 5/6 – La Mettrie, 1987.

TISSERAND, Marcelle. La Mettrie Moraliste. In: La Mettrie, Textes Choisis. Paris: Éditions Sociales, 1954.

VARTANIAN, Aram. Introductory Monography. In: La Mettrie’s L’Homme Machine. A Study in the Origins of na Idea. Princeton University Press, 1960.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossiê Materialismo e Tradição Filosófica