REVISITANDO DEWEY E MONTESSORI A PARTIR DAS CAIXAS “PROGRESSISTAS”

Autores

  • Ligia Gomes Rodrigues Erbereli Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Angela Maria Bessa Linhares Universidade Federal do Ceará (UFC).

Resumo

Os pensamentos complexos de Dewey e Montessori têm sido alvo de duras críticas
que, em geral, são oriundas de concepções que se dizem progressistas. Objetivamos partir de algumas destas críticas para revisitar a complexidade das duas teorias educacionais, analisando criticamente aspectos que foram reduzindo-as, resultando por diluir o interesse acadêmico por suas contribuições, no Brasil e no mundo. O artigo de reflexão teórica compõe um diálogo entre os dois educadores, ressaltando os aspectos que colocam o sujeito da educação como multidimensional e algumas exclusões que têm remetido a conteúdos regressivos e limitantes de novas compreensões da emancipação humana, dando, pois, novo relevo às contribuições de ambos.

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Publicado

2020-12-25

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Seção

Artigos