A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: INTERIORIZAÇÃO E EFEITOS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Leila Pio Mororó Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Cláudio Wilson dos Santos Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (UFNMG)

Resumo

A inserção dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia está relacionada a um conjunto de políticas que visam ampliar e expandir a formação de professores no país. O presente artigo apresenta uma análise acerca dessa implantação, priorizando nela o entendimento da concepção que orienta a política de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como método de interpretação o Materialismo HistóricoDialético (MHD). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista com docentes dos cursos de licenciatura e a análise documental. Os resultados aqui apresentados foram organizados a partir das categorias de conteúdo sobre a interiorização dos cursos de licenciatura mediada pela expansão dos institutos e os efeitos sobre a profissionalização docente. O estudo aponta que os dilemas das licenciaturas são oriundos do próprio processo da formação de professores, que, historicamente, esteve marcado pelas distorções estruturais de uma política centralizadora e pelas contradições sociais que emergem da produção de vida material

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Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos