O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COM CÂNCER:

DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82893

Palavras-chave:

câncer, educação, ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho reflete a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem no período de afastamento escolar de uma criança e/ou adolescente durante o tratamento do câncer. Dada sua relevância, como objetivo, buscamos, através deste artigo crítico/reflexivo, amenizar os paradigmas presentes (medos e anseios) em uma esfera que envolve os pacientes (e seus familiares) e a equipe pedagógica. Ademais, procuramos melhorar o processo de comunicação, a fim de promover a educação continuada destes alunos. Para tal, destacamos algumas alternativas didáticas com sugestões de atividades lúdicas promissoras, por fornecer uma melhoria contínua na inter-relação pessoal do cuidado de crianças em tratamento
oncológico potencialmente curativo. Condutas que, em conjunto, podem garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem, até que futuramente estes alunos possam ser reinseridos no ambiente escolar. Como nos casos de câncer cada paciente é único em sua totalidade, reforçamos a importância do diálogo com estes sujeitos, respeitando os seus desejos e vontades, fazendo deles corresponsáveis pelo sucesso de seu próprio tratamento.

Biografia do Autor

Pablo Shimaoka Chagas, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutorando pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP). Estudante no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Avançado Arcos (MG).

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Avançado Arcos (MG).

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Publicado

2022-11-30