REVISÃO INTEGRATIVA:

MAPEAMENTO HEURÍSTICO SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82898

Palavras-chave:

revisão integrativa de literatura, formação do leitor, letramento digital crítico, memes de internet

Resumo

Este estudo apresenta resultado da Revisão Integrativa da Literatura (RIL), uma das etapas de pesquisa já concluída sobre letramento digital crítico, realizada em um mestrado profissional na área de Educação. Tem como objetivo apresentar mapeamento de produções acadêmicas primárias, de forma abrangente, sobre a formação do leitor na cultura digital, a partir de pesquisas realizadas nos repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), inicialmente no período de 2014 a 2018. Para tanto, foi realizado um levantamento de dissertações e teses a partir da seguinte questão: quais perspectivas e posicionamentos
são apresentados, na área da Educação, em relação à formação do leitor na cultura digital? Essa pesquisa foi ampliada em 2021, a partir da busca de artigos publicados na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). O propósito é identificar como o gênero discursivo memes, categoria revisitada, contribui para a formação do ciberleitor crítico e amplia os multiletramentos na esfera digital. A partir dos critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionadas sete pesquisas no âmbito da pós-graduação para compor o corpus analisado, no recorte temporal de 2014 a 2018, e, outrossim, quatro publicações de artigos, em 2021. Os resultados apontam a relação entre letramento digital dos estudantes da Educação Básica e o trabalho com gêneros discursivos digitais como forma para ampliar os letramentos críticos e os multiletramentos. Por fim, os memes são apresentados como objeto cultural nas práticas de comunicação, considerando a nova linguagem narrativa que emerge da cibercultura, que, também, refletem tensões e relações de poder.

Biografia do Autor

Maria Jeane Souza de Jesus Silva

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Identidades (PPED/UNEB) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica, Monte Santo, Bahia.

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Universitária (NEPPU/CNPq).

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Publicado

2022-11-30