DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL E A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.89311

Palavras-chave:

neurociências, educação especial na perspectiva inclusiva, deficiência visual cortical, intervenção precoce

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral a identificação do contexto biopsicossocial em que se
desenvolve a deficiência visual cortical, suas características e as origens da necessidade de
intervenção precoce. Para tal, apresenta um breve histórico da deficiência e da educação de
cegos no Brasil. Seus objetivos específicos consistem na realização de pesquisa bibliográfica
sobre os seguintes temas: sistema visual; deficiência visual ocular e cortical; diagnóstico e
intervenção precoce; características da pessoa com deficiência visual cortical; possíveis
causas; dificuldades no diagnóstico e necessidade de intervenção precoce para estímulo ao
uso da visão e ao desenvolvimento da criança, ampliando sua autonomia e qualidade de vida.
Como conclusão, aceita-se a hipótese de que a intervenção precoce é essencial na vida das
crianças com deficiência visual cortical em função da variedade e complexidade de casos bem
como da crença na oportunidade de melhoria da qualidade de vida da criança.

Biografia do Autor

Luciana Silva Torres Matsushita, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e professora na Faculdade de Ciências Sociais da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mariana Branco Gongora, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria e coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em
Neurociências da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Diógenes Pinheiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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Publicado

2023-05-25