FORMAÇÃO DE MENTORES

MEMÓRIAS SOBRE INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE, MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS SOBRE A MENTORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.89312

Palavras-chave:

formação de professores, início da carreira, mentoria

Resumo

Este artigo analisou narrativas de professoras, participantes de um Programa Híbrido de
Mentoria, acerca do início da carreira docente e de suas expectativas e motivações sobre a
mentoria. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar como as professoras experientes,
ao acessarem as memórias sobre o início da carreira, expressam suas motivações e as relações
que estabelecem entre estas e a sua nova ação como formadoras de professoras iniciantes em
um Programa Híbrido de Mentoria. As participantes deste estudo foram sete professoras dos
anos iniciais, integrantes do Programa Híbrido de Mentoria. As narrativas se mostraram como
uma estratégia que revelou aspectos importantes sobre o início da carreira das mentoras,
proporcionando reflexões e confirmando o que afirma a literatura sobre as características
dessa fase da carreira. Além disso, procurou-se compreender como as trajetórias formativas,
com destaque para os primeiros anos de atuação, são relacionadas pelas mentoras às suas
futuras atividades de mentoria com as professoras iniciantes, considerando a complexidade da
docência.

Biografia do Autor

Eliane Isabel Fabri, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular da UFSCar. Bolsista
Produtividade CNPq.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista Produtividade CNPq (USP).

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Publicado

2023-05-25