FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENFERMEIRO PARA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE ENFERMAGEM

UM BREVE ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.91775

Palavras-chave:

formação pedagógica, ensino de enfermagem, estado do conhecimento

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor o estado do conhecimento da formação pedagógica do enfermeiro para atuação docente no ensino de enfermagem, buscando conhecer, através de outras indagações, seus olhares sobre o tema em questão e apontar caminhos ainda a serem trilhados em novas investigações. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa exploratória com consulta a teses e/ou dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), resultando em 20 trabalhos analisados, a maioria deles de abordagem qualitativa. O processo analítico se deu a partir de um estudo tipo estado do conhecimento, focando as categorias de análises, a saber: problemática, teorias, metodologias, resultados e conclusões. Os trabalhos revisados evidenciaram uma preocupação em torno da formação e do aprendizado do enfermeiro para o ensino/docência, assim como os saberes e competências necessários à prática docente. Como resultados e aspectos conclusivos, as pesquisas trazem a necessária formação inicial em enfermagem, com ênfase na preparação pedagógica, e as dificuldades existentes e vivenciadas pelo enfermeiro-docente, revelando-se, enquanto desafio, o imperativo desenvolvimento de novas pesquisas que busquem potencializar a compreensão sobre processos de inclusão e exclusão curricular de conteúdos pedagógicos do currículo do seu curso.

Biografia do Autor

Marlison Diego Melo da Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Maria Margarita Villegas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Professora do Programa de
Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (POSENSINO), em associação com Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora aposentada da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (UPEL), Venezuela.

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Publicado

2023-07-12