A NATUREZA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FEIRA LIVRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92068

Palavras-chave:

educação ambiental, feiras livres, meio ambiente

Resumo

O objetivo deste texto é discutir acerca da educação ambiental praticada em uma feira livre, em um bairro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte (RN). Parte da noção de que a educação ambiental é uma prática educativa e reflexiva que impacta o meio ambiente, devendo, para isso, concorrer para sua preservação, pensando nas gerações futuras. Nesse sentido, busca, de forma específica, discutir a relatividade da educação ambiental em feiras livres, tendo presente que a paisagem que se descortina aos olhos do observador não revela a essência da educação ambiental própria das feiras livres, em sua própria natureza, sua essência. Desenvolve discussões conceituais, bem como apresenta a evolução das feiras livres, desde a sua gênese, à sua projeção no Brasil e, ainda, dados acerca das feiras livres na cidade de Natal (RN). Para elucidar as discussões teóricas e a análise de dados, apresenta falas dos sujeitos entrevistados, bem como imagens obtidas por meio de um levantamento fotográfico realizado no início e ao final da feira, fazendo suas devidas discussões. Entende que a cultura própria da feira livre há de ser apreendida em seu significado de busca pela sobrevivência, e não em padrões estabelecidos como corretos ou errados, a serem seguidos por toda a sociedade. Por fim, a educação ambiental própria da feira livre é aquela que expressa a cotidianidade dos seus sujeitos, respeitando a sua cultura.

Biografia do Autor

Josélia Carvalho de Araújo , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Geografia 

Rita de Cássia da Conceição Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutora pela Universidade do Porto (UP), Portugal. Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Moacir Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (UFRN). Professor da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre (SEEC). Professor da Escola Estadual Doutor Ewerton Dantas Cortes (SEEC).

Jhose Iale Camelo da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo Universidade Federal Rural do Semi-Árido (LEDOC/UFERSA). 

Referências

AZEVEDO, F. F. de; QUEIROZ, T. A. N. As feiras livres e suas (contra)racionalidades: periodização e tendências a partir de Natal (RN- Brasil). Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 18, n. 1009, p. 01-20, jan. 2013. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/b3w-1009.htm. Acesso em: 23 dez. 2016.

BARRETO, E.; LIMA, A. A. de. Memória do comércio do Rio Grande do Norte. Natal: RN Econômico, 2007.

BEZERRA, J. A. A reafirmação do bairro: um estudo geo-histórico do bairro do Alecrim. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

CASSOL, A. P. Instituições sociais e mercados alimentares tradicionais: barganha, preços, variedade, qualidade e consumo em feiras. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

FERNANDES, J. A. R. Cidades, centralidades e centros. Disciplina ministrada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: [s.n.], 2014.

IARED, V. G et all. Coexistência de diferentes tendências em análises de concepções de

educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Porto

Alegre, RS, v. 27, n.1, p. 14-29, 2011.

JACOBI, Pedro Roberto; TRISTÃO, Martha; FRANCO, Maria Isabel Gonçalves Correa. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 63-79, abr. 2009.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Tradução do grupo “As (im)possibilidades do urbano na metrópole contemporânea” do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LEFF, E. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. In: REIGOTA, M. (org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. 3. ed. Petrópolis: DP, 2008. p. 35-47.

NATAL. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Mapas temáticos. Natal: DIPE/SEMURB, 2008.

NATAL. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Feiras livres. Programação das Feiras Livres em Natal. Natal: DIPE/SEMURB, 2016. Disponível em:

http://natal.rn.gov.br/semsur/paginas/ctd-40.html. Acesso em: 20 dez 2016.

PIERRI; M. C. Q. M.; VALENTE, A. L. A feira livre como canal de comercialização de produtos da agricultura familiar. [S. l.: s. n.], 2006. Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/15/234.pdf. Acesso em: 23 dez. 2016.

PINTAUDI, S. M. O comércio e a cidade. Disciplina ministrada junto ao Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal: [s. n.], 2015.

SPOSITO, M. E. B. Multi(poli)centralidade urbana. In: SPOSITO, E. S.; SANT'ANNA NETO, J. L. Uma geografia do movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 199-228.

TEIXEIRA, R. B. Da cidade de Deus à cidade dos homens: a secularização do uso, da forma e da função urbana. Natal: Edurf, 2009.

Downloads

Publicado

2023-09-01