MULHERES DE BAIXA RENDA E PROVEDORAS DE FAMÍLIA

DESAFIOS PARA CURSAR A EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92365

Palavras-chave:

relações de gênero, população feminina, universitárias

Resumo

Com o intuito de compreender a realidade vivenciada por mulheres no ensino superior, o presente estudo buscou identificar os desafios vivenciados por mulheres de baixa renda, chefes de família e universitárias, destacando como elas fazem para atender a todos os compromissos que envolvem família, trabalho e universidade. Para isso, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo com três mulheres de camadas populares, com idade entre 27 e 37 anos, que eram chefes de família e cursavam o ensino superior. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2020, período em que as aulas da universidade eram remotas, devido ao contexto de isolamento social, influenciado pela pandemia da covid-19. Os dados foram coletados mediante a gravação de entrevistas individualizadas, norteadas por um roteiro previamente elaborado, cujos resultados apontam o seguinte: a realidade das mulheres chefes de família é marcada pelo excesso de compromissos domésticos, familiares e acadêmicos; seu ingresso na universidade objetiva mudar suas condições de vida e concluir o ensino superior, apesar das dificuldades vivenciadas, especialmente com as aulas remotas, por não terem as condições necessárias para realizar os estudos com qualidade.

Biografia do Autor

Raquel Ossuna de Campos Makino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora dos
Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE e PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul (UFMS) e do Curso de Pedagogia da UFMS.

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Publicado

2023-10-21