A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA INCLUIR DISCUSSÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, conhecimento científico, cultura científica, popularização da ciência

Resumo

Ao considerar que a informação científica deve ser divulgada de maneira clara e objetiva para que as pessoas entendam sua linguagem, este estudo tem como objetivo discutir o uso da divulgação científica como ferramenta para introduzir conceitos e discussões referentes à ciência, tecnologia e sociedade nas aulas de ciências. Assim, por intermédio das seguintes seções: popularização da divulgação científica; enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências; alfabetização e letramento científico para a inserção do aluno na cultura científica; textos de divulgação científica e contribuição didática destes em sala de aula, procura-se abordar conceitos e apresentar ideias e reflexões sobre como a informação científica pode ser apresentada para o aluno de maneira aplicável e de fácil compreensão. Acredita-se, assim, que esse aluno pode disseminar e fazer bom uso dessa informação na sua vida cotidiana. Isso também contribui para a formação cidadã, a divulgação do conhecimento científico e o incentivo do uso adequado e consciente dos recursos oriundos da ciência e tecnologia para o bem da vida em sociedade.

Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora
Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Jussara Freire de Azevedo Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN).

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN).

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Publicado

2023-10-21