DISPUTAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL

HEGEMONIA, DIFERENÇA E CONTINGÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92555

Palavras-chave:

gênero e sexualidade, ensino médio em tempo integral, projeto de vida

Resumo

Este estudo visa promover um debate mais aprofundado sobre as questões de gênero e sexualidade, analisando os materiais didáticos utilizados por professores da disciplina Projeto de Vida no Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola do município de Mossoró (RN). O presente estudo se alinha a uma problematização teórica, reflexiva e político-discursiva com os estudos desenvolvidos na perspectiva pós-crítica, ancorados na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e em diálogo com o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores. A análise desses documentos se faz importante principalmente para tentar compreender como essas instâncias estão organizadas, as articulações discursivas, os significantes privilegiados e as intenções postas em um contexto marcado por investidas da globalização neoliberalista, que está cada vez mais invadindo o campo da educação, com discursos sedutores que tentam “vender” suas propostas como eficientes e salvadoras dos problemas educacionais. Em se tratando das questões de gênero e sexualidade, a própria ideia de construção do Projeto de Vida contribui para o apagamento do diálogo sobre as diferenças. Esse debate é fundamental para ampliar as possibilidades de enfrentamento das temáticas de gênero e sexualidade, correlacionando-as com os aspectos pessoais, familiares, escolares, configurando-se como importantes e necessárias para o desenvolvimento dos seus processos de subjetivação.

Biografia do Autor

Leonardo Agostinho da Silva, Escola de Enfermagem Thereza Néo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor na Escola de Enfermagem Thereza Néo.

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2023-12-28