O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92609

Palavras-chave:

formação de professores, pesquisa em educação, licenciaturas.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa incluída no Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologia e Novas Linguagens (GEPELT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e que tem como objetivo geral refletir sobre o ensino da leitura na escola pública e contribuir para a formação de leitores capazes de dar significado ao que leem no contexto do 3.º ano do ciclo inicial em uma escola pública de Mossoró, Rio Grande do Norte (RN). Questiona-se inicialmente como será o trabalho com a compreensão de leitura de textos realizado pelo professor em sala de aula, e o que fazer para a formação do leitor que dê sentido à leitura. Para responder aos questionamentos da pesquisa, realizam-se entrevistas e observações em sala de aula com os sujeitos partícipes: um professor e 28 alunos do 3º ano de uma escola pública municipal da Cidade de Mossoró (RN), a partir de um aporte teórico-metodológico de autores como Azevedo (2017) e Pontes (2012). Conclui-se que os alunos se encontram em nível inicial de leitura, operando com estratégias locais de leitura, e que 06 (seis) alunos não sabem ainda decodificar os nossos códigos linguísticos; a maioria deles, que em dados representa 22 alunos, não aprendeu a ler na perspectiva da leitura enquanto um processo mais amplo de compreensão crítica e sua utilização social.

Biografia do Autor

Verônica Maria de Araújo Pontes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Estudos da Criança na área de Literatura para a Infância pela Universidade do Minho-Portugal com revalidação de diploma pela UNICAMP como Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Professora no Programa de Pós-Graduação em ensino-Posensino (UERN/IFRN/UFERSA) e no Doutorado em Ensino/RENOEN/IFRN.

Fernando Fraga Azevedo , Universidade do Minho - UMINHO

Professor do Doutorado e do Mestrado em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Professor da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2023-12-28