NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

CONTRIBUTOS, SINGULARIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92620

Palavras-chave:

narrativas (auto)biográficas, formação docente, colcha de retalhos.

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação intitulada de Memórias e formação docente: das teias do vivido à tessitura de si por meio de narrativas escritas de professoras, uma dimensão da Colcha de Retalhos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Nesse artigo, discute-se a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas, destacando o dispositivo investigativo metodológico e de formação: Colcha de Retalhos, de autoria da Berkenbrock-Rosito (2009). Dessa feita, tem-se como objetivo o alcance da escuta sobre a formação de três professoras que atualmente se encontram na condição de docentes aposentadas, por meio da dimensão escrita da Colcha de Retalhos. Desse modo, utilizaram-se como referência os estudos de histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em Josso (2004, 2010), Delory-Momberger (2010, 2012), dentre outros. Pautou-se também em Freire (1987, 1996) para destacar a importância do desenvolvimento da autonomia e em Adorno (2000) para tratar da emancipação do sujeito. Assim, a Colcha de Retalhos propiciou o desenvolvimento da sensibilidade, a retomada de experiências formadoras e os sentimentos guardados no tempo e no espaço docente. A construção dos dados narrativos está canalizada para a finalidade da pesquisa, isto é, defender a importância de processos (auto)biográficos na formação docente tomando como contexto retalhos históricos de professoras no percurso da formação acadêmica.

Biografia do Autor

Ana Paula Martins Farias Vasconcelos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestra em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Professora Bolsista CAPES do Curso de Pedagogia em EaD pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

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Publicado

2023-12-28