“ESCOLA SEM PARTIDO”

UMA DISTORÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INCULCADA PELAS CLASSES DOMINANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92621

Palavras-chave:

classes dominantes, Escola sem Partido, formação humana

Resumo

O estudo visa à compreensão do movimento Escola sem Partido, suas características e como essa ideologia vem sendo inculcada na sociedade. A discussão se efetiva sobre como esse movimento causa um retrocesso na formação humana e de que forma as classes dominantes se articulam com essa ideia para subjugar a classe dominada. O objetivo deste artigo é analisar aspectos do movimento Escola sem Partido que culminam na distorção da formação humana. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica a fim de investigar pontos relevantes sobre a temática e, com isso, revelar aspectos a respeito desse movimento causadores da deformação do conhecimento. Constata-se que o movimento Escola sem Partido, através da sua ideologia contrária ao verdadeiro significado do processo educativo, impõe novas formas de pedagogias que se inclinam para o fracasso por meio da manipulação ideológica.

Biografia do Autor

Maria Kelly Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista CAPES.

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

 Pós-doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) – Pedagogia da UFC.

Isabele Barbosa da Silva Monteiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC pelo CNPq.

Suyane Lima de Carvalho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PIBIC pelo CNPq.

Referências

ALGEBAILE, Eveline. Escola sem partido: o que é, como age, para que serve. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 63-74.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Tradução de Maria Laura Viveiros de Castro. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1976.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Escola sem Partido transformou perseguição a trabalhadores/as em educação em parte do cotidiano escolar. Brasília, DF: CNTE, 2023. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/75730-escola-sem partido-transformou-perseguicao-a-trabalhadores-as-em-educacao-em-parte-do-cotidiano-escolar. Acesso em: 20 maio 2023.

ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. [S. l.]: Ridendo Castigat Mores, 1999.

ENGUITA, Mariano Fernández. Do lar à fábrica, passando pela sala de aula: a gênese da escola de massas. In: ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 105-131.

FEDERAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. Escola sem Partido volta ao congresso, mas agora pior. São Paulo: Fepesp, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 84. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do “Escola sem Partido”: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. p. 17-34.

LESSA, Sérgio. O processo de produção/reprodução social – trabalho e sociabilidade. Capacitação em Serviço Social e Política Social, Brasília, DF, v. 2, p. 1-16, 1999.

MOURA, Fernanda Pereira. Escola sem partido: origens e ideologias. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 349, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2006.

SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Revista Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-28