TRAJETÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA

PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES-MARI (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92622

Palavras-chave:

educação do campo, experiências escolares, MST, memória e história local, práticas educativas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a trajetória de luta, resistência e desenvolvimento de uma abordagem educativa crítica na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Mari (PB). Essa abordagem encontra sua fundamentação na Pedagogia do Movimento Sem Terra e na Educação do Campo. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com base na Pedagogia do Movimento Sem Terra e Educação do Campo, verificando a trajetória da educação crítica da escola investigada e visando compreender o contexto social do assentamento, ouvir narrativas dos moradores sobre luta e resistência, descrever uma Prática Educativa relacionada à Educação do Campo e analisar metodologias participativas. A pesquisa envolveu 17 estudantes do 5.° ano, a professora e moradores ligados à luta pela terra. A coleta de dados ocorreu no assentamento, destacando entrevistas com três moradores-chave, enriquecendo análises teóricas sobre identidade, memória, MST e Reforma Agrária. Como resultados e aspectos conclusivos, as análises demostraram que as práticas educativas na Educação do Campo, baseadas na memória e história local, fortalecem a identidade das crianças camponesas, seguindo os princípios da Pedagogia do MST. 

Biografia do Autor

Kamila Karine dos Santos Wanderley, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestra em Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/PPGFP). Professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2023-12-28