O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92624

Palavras-chave:

pandemia da COVID-19, ensino remoto emergencial, tecnologias digitais

Resumo

O artigo discute o uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino e aprendizagem durante a pandemia do Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), a partir da percepção de estudantes das escolas públicas do Rio Grande do Norte (RN). Constitui um relato de pesquisa de doutorado em andamento, fundamentada na abordagem multimétodo. Os dados relatados referem-se à fase quantitativa e foram recolhidos via questionários on-line e impressos e analisados mediante a análise estatística, com o apoio do software IBM SPSS Statistics – versão 27. Celulares, ambientes virtuais de aprendizagem, aplicativos de trocas de mensagens e webconferência foram as tecnologias mais utilizadas pelos estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Houve, igualmente, o uso de materiais impressos, resultante da falta de acesso às tecnologias digitais. Além disso, o uso dos recursos digitais após o ensino remoto foi ampliado e percebeu-se uma postura mais ativa e autônoma dos estudantes face à sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Souza , Universidade de Lisboa (ULisboa)

Doutoranda em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal.

Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa (ULisboa)

Professora doutora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal.

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Publicado

2023-12-28