CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92673

Palavras-chave:

Ciclo de políticas, Direitos humanos, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo discute as construções de sentidos dados ao termo direitos humanos, considerando a perspectiva pós-estrutural. Desenvolvemos, ao longo do texto, reflexões, tomando como referências pesquisas bibliográficas que possibilitaram compreender que o processo de significação não é intrínseco, mas socialmente construído. Para tal compreensão tivemos como embasamento a teoria de discurso de Laclau e Mouffe, através da leitura de Lopes (2013). Apresentamos também as contribuições de Bobbio (2004), Candau (2018) e Candau e Sacavino (2013), para alinhavar o percurso histórico dos direitos humanos e a consequente significação hegemônica dada ao termo. Baseados nas ideais de currículo de Lopes e Macedo (2011, 2021), e Santos (2016), propomos uma discussão das conceituações de currículo que visualizam o campo com bases fixas e estruturadas. Empreendemos esforços em pensar o currículo em direitos humanos para além das estruturas tradicionais e monoculturais. Ademais, abordamos o Ciclo de Políticas de Ball e colaboradores (2016) e apresentamos as intepretações de Mainardes (2006) e Santos (2016). Refletimos, junto com esses autores, a respeito dos processos de ressignificação das políticas educacionais em direitos humanos que ocorrem nos diferentes contextos.

Biografia do Autor

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN).  Graduada em Letras - Língua portuguesa. Técnica administrativa na UFERSA

Maria Kelia da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista Funcap. 

Jean Mac Cole Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino-POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2023-12-28