O ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL

CONTEXTOS LOCAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Ensino, interculturalidade, Escolarização

Resumo

O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas.

Biografia do Autor

José Manuel Vieira Soares de Resende

Doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA). Atualmente é Professor Catedrático da Universidade de Évora (UÉvora). 

Guilherme Paiva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Bolsista de Produtividade CNPq. 

Aline Raiany Fernandes Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN).

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Publicado

2023-12-28