DEPENDÊNCIA DE REDES SOCIAIS

UM PRINCÍPIO DE REALIDADE CAUSADOR DE ALIENAÇÃO NOS JOVENS¹

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.92688

Palavras-chave:

tecnologia, redes sociais, alienação, dependência

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão acerca do fenômeno da internet voltado para o uso das redes sociais como possível causador de alienação, destacando a sua incidência na vida dos jovens e demonstrando que tal fenômeno pode gerar, principalmente, dependência e isolamento. Propõe ainda identificar as fronteiras entre o mundo real e o virtual, proporcionando uma análise das relações humanas, bem como dos comportamentos sociais provenientes dessa relação. Para isso tomamos a teoria do filósofo Herbert Marcuse, teórico da Escola de Frankfurt, principalmente a partir das suas obras Ideologia da sociedade industrial e Eros e civilização, porém sem excluir outras obras suas. A pesquisa é de caráter teórico, e sua metodologia será de aspecto qualitativo por realizar uma análise imanente das obras em pauta. Em nossas conclusões, destacamos que, embora as redes sociais tenham os seus pontos positivos, elas se apresentam de modo bem mais negativo quando geram dependência e alienação. Portanto, é preciso uma educação para o seu uso de modo comedido e orientado, principalmente no que toca aos jovens da nova geração. Essa poderá ser uma das formas para superar o paradoxo das redes sociais: elas conectam e, ao mesmo tempo, desconectam os jovens do mundo real, provocando uma alienação generalizada entre eles.

Biografia do Autor

Samuel Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação e do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

Referências

GREENFIELD, David. As propriedades de dependência do uso de internet. In: YOUNG, Kimberly S.; ABREU, Cristiano Nabuco de. Dependência de internet: manual de guia, avaliação e tratamento. Porto Alegre: Sinopsys Editora, 2011. p. 169-190.

MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução de Giasone Rebuá. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Tradução de Álvaro Cabral. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981a.

MARCUSE, Herbert. Contrarrevolução e revolta. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981b.

MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, Douglas (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo. Tradução de Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

SILVA FILHO, A. L. da; NOBRE LOPES, F. M.; SILVA, M. Z. P. da. Teorias da educação: filosofia, sociologia e psicologia em diversos olhares. Curitiba: CRV, 2019, p. 47-58.

Downloads

Publicado

2023-12-28