TRABALHO E EDUCAÇÃO:

A PERSPECTIVA ONTOLÓGICA MARXIANO-LUKACSIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93450

Palavras-chave:

Educação, Ontologia, Marx, Lukàcs, Reprodução social

Resumo

O texto versa sobre os complexos do trabalho e da educação na perspectiva ontológica marxiano-lukacsiana. Utiliza como base os escritos de Marx: O Capital (2013) e os Manuscritos Econômico-filosóficos (2015) e a obra Ontologia do ser social – Volume II, de GyörgeLukács (2013), na qual o filósofo húngaro resgata o conteúdo ontológico de Marx e avança sobre o tema da educação, vinculando-a à reprodução social. Tem por objetivo analisar o complexo da educação a partir da proposta marxiano-lukacsiana de emergência e desenvolvimento do ser social. Na esteira dos referidos autores, assume que o trabalho é o modelo de toda práxis social e que a educação mantém com este uma relação de dependência ontológica e de autonomia relativa.

Biografia do Autor

Ana Joza de Lima, Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Doutora em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC e mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em ciências sociais, com especialização em sociologia. Professora de sociologia da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE.

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professor da Faculdade de Educação da UFC (graduação e pós-graduação)

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular da UFPB. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Pesquisador CNPq – Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ/Nível 1C

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Estágio Pós-Doutoral em Psicologia (UFRN). Doutora em Educação (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará cedida para a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisadora do EMANCIPA e do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE)

Referências

BERTOLDO, Maria Edna de Lima. Trabalho e educação no Brasil:da centralidade do trabalho à centralidade da política. 2. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

CHASIN, J. Marx: estatuto ontológico e resolução metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.

LIMA, Marteana Ferreira de; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, ago. 2011.

LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. 4ª ed. Maceió: Coletivo Veredas, 2016.

LUKÁCS, György. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. São Paulo: Temas de Ciências Humanas LTDA, 1978.

LUKÁCS, György. Os prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípio para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. Supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social – volume II. Tradução de Nélio Schneider; Ivo Tonet; Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.

MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de José de Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

NETTO, José de Paulo. Prefácio. In: MARX, Karl. Cadernos de Paris; Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de José de Paulo Netto e Maria Antónia Pacheco. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

VAISMAN, Ester e FORTES, Vielmi. Prefácio. In: LUKÁCS, György. Os prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípio para uma ontologia hoje tornada possível. Tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento. Supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010

Downloads

Publicado

2024-05-26