O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os autores não pagam qualquer taxa para submissão de artigos, resenhas, entrevista  ou sua avaliação. Contudo, os textos enviados para a revista Em Perspectiva devem respeitar as seguintes especificações:

Template Revista Em Perspectiva (Artigo)

Template Revista Em Perspectiva (Resenha)

1- Ineditismo: só serão publicados artigos, resenhas, entrevistas e transcrições comentadas de fontes que possuam caráter inédito.

2- Título do texto: em negrito, justificado a direita, fonte Times New Roman, tamanho 20. Os subtítulos devem vir sem negrito, justificado a direita, tamanho 18, logo abaixo do título. Título e subtítulo devem ser acompanhados de tradução em inglês. Os subtítulos em inglês devem vir em negrito, centralizado, situados após o resumo e palavras-chave em português, com fonte Times New Roman, tamanho 12. Para maiores informações, consulte o nosso template.

3- Nome do autor: alinhado à direita, fonte Time New Roman, letra 12 e acompanhado de nota de rodapé com as seguintes informações sobre o autor: filiação institucional recente, formações anteriores, informação sobre vínculo e bolsa, e-mail para contato e link do Currículo Lattes.

4- Resumo: deve conter entre cem (100) e duzentas (200) palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas e três palavras-chave. Deve ser seguido de tradução em inglês, francês ou espanhol.

5- Artigos de fluxo contínuo e dossiê temático: com o número mínimo de seis mil (6.000) palavras e máximo de doze mil (12.000) palavras; incluindo resumo, bibliografia e anexos. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5cm. Margens: 2,5 (superior, inferior, esquerda e direita). Os arquivos devem ser enviados em formato Word.

6- Imagens: devem ocupar o máximo de três (3) páginas no texto e possuir a qualidade mínima de 150 x 300 dpi, em formato jpg. As imagens devem possuir título (inserido na parte superior da figura) e referência (situada na parte inferior da figura). Fonte para título e referência de imagens: Times New Roman, tamanho 11.

7- Resenhas: As resenhas podem ter de 1.500 a 4.000 palavras, seguindo as mesmas normas de formatação dos artigos (ver item 5). Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada, seguindo as normas da NBR 6023. Devem referir-se a livros publicados no Brasil nos últimos quatro anos anteriores ao da submissão; ou a livros publicados em outras línguas nos últimos 10 anos.

8- Transcrições comentadas de documentos: O documento deve ser transcrito na íntegra e conter no máximo seis mil (6.000) palavras. A transcrição dever ser seguida de um comentário que apresente a fonte com no mínimo mil e duzentas (1.200) palavras e no máximo três mil (3.000) palavras. No texto deve constar referência à Instituição de Memória que guarda a fonte, formas de consulta, justificativa da escolha; bem como conter análise do processo e contexto histórico da produção da fonte e indicar possibilidades de pesquisa a partir da análise do documento e seu diálogo com a produção historiográfica.

ATENÇÃO: Normas para formatação das transcrições:

A formatação do arquivo terá espaçamento 1,5 cm, fonte Times New Roman 12, seguindo necessariamente a estruturação e disposição do documento transcrito, ou seja, obedecendo a sua divisão paragráfica, das linhas e paginação. As páginas devem ser indicadas, no corpo da transcrição, entre colchetes e em itálico: [fl. 24], [fl. 24vfl. 17, em branco]. Se o texto transcrito não possui paginação, o proponente deve paginar.

Deve constar um título em português (atribuído pelo transcritor, e não o da fonte transcrita) e três palavras-chave em português e inglês, separadas por vírgula.

Para a transcrição documental, a Equipe Editorial da revista Em Perspectiva solicita aos proponentes a consulta das Normas Técnicas para transcrição e Edição de Documentos Manuscritos, publicada no site do Arquivo Nacional.

Algumas convenções:

Para terminologias não precisas e lacunares nos documentos, o transcritor deve indicar a palavra “ilegível” em itálico e entre colchetes [ilegível]. Diante da possibilidade de observar parte desta palavra e inferir sobre a mesma, poder-se grafá-la em itálico e entre colchetes [ ].

As partes do documento danificadas por corrosão de tinta, umidade, rasgos ou corrosões por insetos deverá ser indicada pela expressão “corroído” em itálico acrescido da dimensão da perda de informações: [corroídas ± 9 linhas].

Qualquer inferência dos produtores do documento ou de seus manipuladores deve ser inserida no texto entre os sinais <...> e também explicações em notas de rodapés.

As assinaturas em raso ou rubricas serão transcritas em itálico.

Os sinais públicos serão indicados entre colchetes e em grifo: [sinal público].

Os selos, sinetes, lacres, chancelas, estampilhas, papéis selados e desenhos serão indicados de acordo com a sua natureza entre colchetes e grifado: [estampilha].

Os dizeres impressos e o valor das estampilhas serão transcritos dentro de colchetes e em grifo: [estampilhas].

As normas para formatação do comentário sobre o documento transcrição, com exceção do número de palavras, são semelhantes às normas para publicação de artigo.

9- Referências bibliográficas e citações: as referências bibliográficas devem ser citadas no formato (AUTOR, ANO, PÁGINA) e as explicativas devem vir em nota de rodapé, respeitando as normas da ABNT, NBR 6023. Os textos devem possuir, ao final, uma lista com as referências bibliográficas completas em ordem alfabética.

As notas de rodapé devem possuir alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 10. As citações diretas com mais de três linhas devem ser situadas na margem direita da página, com recuo de 4cm., tamanho da fonte 10, espaçamento simples, e separadas dos parágrafos superior e inferior por espaço duplo.

Alguns exemplos para a normatização das notas:

-Livros: SOBRENOME, prenome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

-Capítulo de livro: SOBRENOME, prenome do autor do capítulo. Título do capítuloIn: SOBRENOME, prenome do autor do livro. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

-Artigo publicado em periódico: SOBRENOME, prenome do autor. Título do artigoTítulo do periódico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

Para outros tipos de referências, consultar as normas da ABNT, NBR 6023 ou acesse o nosso template.

Template Revista Em Perspectiva (Artigo)

Template Revista Em Perspectiva (Resenha)

Dossiê Temático

Política padrão de seção

Temática Livre

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.