MOCHILA DO PERCURSO: UM OLHAR DE UMA ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA GRADUAÇÃO.

Autores

  • Yasmin Goncalves
  • Tatiana Passos Zylberberg

Resumo

INTRODUÇÃO: Na universidade nos deparamos com diversas metodologias de ensino-aprendizagem, alguns docentes optam em ofertar atividades diversificadas para que os estudantes assimilem os conteúdos trabalhados na disciplina. OBJETIVO: Este trabalho tem o intuito de descrever a “Mochila do Percurso”, atividade final da disciplina de Ética e Profissionalidade do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Ceará, ministrada pela Profa. Tatiana Zylberberg. METODOLOGIA: A Mochila é uma metáfora do que o estudante “carrega” da formação inicial para a atuação profissional. Na mochila pode-se falar sobre a nossa trajetória de vida, algum período marcante de nosso período acadêmico, tentando englobar essa história de vida a conteúdos trabalhados durante a disciplina. Além disso, a apresentação dessa “mochila” poderia ser construída e apresentada na preferência do(a) estudante, podendo montar em formato de slides, músicas, poemas, levar objetos, entre outros. Entretanto, durante a disciplina, foi apresentado o Pitch, este que consiste em defender uma ideia em um curto período de tempo (3 minutos). RESULTADOS: Por estar cursando o oitavo semestre, optei por sistematizar a minha trajetória desde o ingresso na universidade até os dias atuais, trazendo tópicos, imagens e questionamentos que marcaram em cada semestre da graduação. CONCLUSÃO: Diante dessa atividade final, pude relembrar toda minha trajetória da graduação e observar mudanças tanto pessoais como profissionais, levando a refletir sobre a educação, pois frequentar instituições de ensino não se resume apenas a aprender conteúdos e transmiti-los, mas também conta como uma construção humana de quem somos e como iremos transformar as vidas de outras pessoas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis