MOCHILA DO PERCURSO: UM OLHAR DE UMA ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SUA GRADUAÇÃO.
Resumo
INTRODUÇÃO: Na universidade nos deparamos com diversas metodologias de ensino-aprendizagem, alguns docentes optam em ofertar atividades diversificadas para que os estudantes assimilem os conteúdos trabalhados na disciplina. OBJETIVO: Este trabalho tem o intuito de descrever a “Mochila do Percurso”, atividade final da disciplina de Ética e Profissionalidade do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Ceará, ministrada pela Profa. Tatiana Zylberberg. METODOLOGIA: A Mochila é uma metáfora do que o estudante “carrega” da formação inicial para a atuação profissional. Na mochila pode-se falar sobre a nossa trajetória de vida, algum período marcante de nosso período acadêmico, tentando englobar essa história de vida a conteúdos trabalhados durante a disciplina. Além disso, a apresentação dessa “mochila” poderia ser construída e apresentada na preferência do(a) estudante, podendo montar em formato de slides, músicas, poemas, levar objetos, entre outros. Entretanto, durante a disciplina, foi apresentado o Pitch, este que consiste em defender uma ideia em um curto período de tempo (3 minutos). RESULTADOS: Por estar cursando o oitavo semestre, optei por sistematizar a minha trajetória desde o ingresso na universidade até os dias atuais, trazendo tópicos, imagens e questionamentos que marcaram em cada semestre da graduação. CONCLUSÃO: Diante dessa atividade final, pude relembrar toda minha trajetória da graduação e observar mudanças tanto pessoais como profissionais, levando a refletir sobre a educação, pois frequentar instituições de ensino não se resume apenas a aprender conteúdos e transmiti-los, mas também conta como uma construção humana de quem somos e como iremos transformar as vidas de outras pessoas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.