A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE CURSOS MULTIDISCIPLINARES DA SAÚDE EM UMA CONSULTA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA PARA A VIDA ACADÊMICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O início das práticas clínicas de um curso da saúde é sempre bastante aguardado por um estudante universitário da área. Poder observar de perto uma consulta, ter um maior contato com os pacientes, com o ambiente e com as ferramentas de trabalho constrói, no estudante, as técnicas necessárias para receber um paciente e realizar o melhor atendimento possível. Nessa perspectiva, os projetos universitários costumam realizar essa vivência ainda no início da vida acadêmica do aluno. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes membros de um projeto da Universidade Federal do Ceará no acompanhamento de uma consulta em um posto de saúde da periferia de Fortaleza, como forma de ampliação do aprendizado. METODOLOGIA: Três estudantes universitários de áreas multidisciplinares da saúde (Enfermagem, Fisioterapia e Medicina), integrantes do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF), acompanharam cinco consultas realizadas por uma médica residente em Saúde da Família e Comunidade que atende no Posto de Saúde Lineu Jucá, localizado na Barra do Ceará, em Fortaleza. Os alunos observaram as consultas, as técnicas e as abordagens da profissional, dispondo da oportunidade de opinar, sugerir, participar e questionar, sempre com a autorização dos pacientes e da médica. RESULTADOS: Os alunos adquiriram conhecimento, sobretudo com relação à maneira de abordar o paciente e buscar as informações necessárias para a resolução de seus problemas. Os momentos de participação e questionamentos solidificaram algumas noções e esclareceram muitas dúvidas. Os pacientes se mostraram bastante à vontade com os alunos, o que tornou a vivência ainda mais saudável e tranquila. CONCLUSÃO: A aplicação prática daquilo que se estuda em sala de aula é, definitivamente, a melhor forma de aprendizado para um estudante. Poder participar ativamente de um atendimento, contribuindo com o próprio conhecimento, ainda que cedo, pode firmar um pilar forte na vida de um futuro profissional da saúde.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.