ANEMIA CARENCIAL ENTRE OS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA A PACIENTES COM HEMOGLOBINOPATIAS E DOENÇAS ONCOHEMATOLÓGICAS - FF00.2011.PJ.0964)
Resumo
A anemia é uma condição clínica que, segundo a OMS, afeta mais de um terço da população mundial, sendo a anemia carencial a principal responsável por esse percentual. Por ser uma doença muitas vezes assintomática e de curso lento, a anemia carencial pode não ser detectada em tempo hábil e acabar levando a consequências graves como comprometimento cognitivo, de crescimento e função de órgãos. Uma das causas da anemia carencial, é a alimentação inadequada, que, com o cotidiano caótico e acelerado da atualidade, tem se agravado também entre os jovens adultos, apesar de esse tipo de anemia atingir majoritariamente crianças, gestantes e idosos. Nota-se então a necessidade do acompanhamento também dessa parcela da população. O estudo visou levantar dados que indicassem fatores agravantes para a anemia carencial entre os acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Durante o segundo semestre de 2020, foi solicitado aos graduandos de Farmácia que respondessem um questionário via Google Forms para que fossem levantados dados como: frequência da ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, histórico de anemia, problemas de concentração e frequência de indisposição e cansaço. Responderam ao questionário 71 estudantes com idades entre 18 e 35 anos. 87,3% dos acadêmicos relataram consumir constantemente alimentos ricos em ferro e 47,9% relataram ingerir as vezes alimentos ricos em ácido fólico. 26,8% revelaram ter ou já ter tido anemia ao longo da vida e 74,6% dos indivíduos relataram dificuldade de concentração em atividades como ler e assistir aulas. Quando questionados sobre a frequência da sensação de indisposição e cansaço, 21,1% revelaram se sentirem constantemente indispostos. Pode-se concluir que a anemia é um problema de saúde pública, cuja atenção é requerida também entre a comunidade acadêmica, e deve ser investigada a fim de evitar um diagnóstico tardio e um consequente prejuízo para a vida dos estudantes.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.