LEVANTAMENTO DE PARÂMETROS DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE GELEIAS E COMPOTAS DE FRUTAS PARA VIABILIZAÇÃO DE SUA COMERCIALIZAÇÃO PELAS MÃES DO IPREDE
Resumo
De acordo com dados da FAO (Food and Agriculture Organization), no mundo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçado no período de um ano. Dentre as categorias de alimentos, a que possui maior porcentagem de desperdício é constituída por frutas e legumes, cerca de 45% do total que é produzido. No Brasil, o desperdício ou perda de alimentos ocorre em toda a cadeia de produção, atingindo os maiores valores no manuseio e transporte (50%) e na comercialização (30%) dos alimentos. Assim sendo, o projeto Realimenta propõe-se a atuar no aproveitamento de alimentos, oriundos de redes de supermercados de Fortaleza/CE, como alternativa para redução de resíduos gerados em função do desperdício. Esse aproveitamento é realizado através da transformação da matéria-prima (frutas, legumes e verduras) em produtos, como doces, compotas e geleias, que apresentam maior aceitação pelo consumidor. O processo produtivo e de comercialização é desempenhado pelas mães de crianças atendidas pelo IPREDE (Instituto da Primeira Infância) após a participação em um curso de capacitação na produção de alimentos, que visa a inclusão social, educacional e produtiva dessas mulheres. Ademais, sabe-se que a comercialização de alimentos deve ser realizada com base em uma série de regulamentos técnicos que ditam a identidade e a qualidade dos produtos. Dessa forma, buscou-se conhecer os parâmetros de identidade e qualidade, assim como aspectos legais, para a produção e venda de compotas e geleias de frutas, de modo a viabilizar sua comercialização pelas mães do IPREDE. Foram consultados documentos legais e publicações emitidas por organizações que atuam na pesquisa e no desenvolvimento da agroindústria. Através de resoluções normativas e materiais de ensino disponibilizados pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foi possível realizar o levantamento sobre os fluxogramas de produção de geleias e compotas de frutas, assim como os parâmetros que devem ser atingidos para comercialização.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.