MAUC DIGITAL: A RELEVANCIA DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NAS REDES SOCIAIS DO MAUC DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
Visitar os museus ganhou uma nova experiência em 2020, em meio à pandemia de Covid-19. O meio digital foi ainda mais presente e tornou-se extremamente necessário. Neste contexto, as redes sociais do Museu de Arte da UFC (Mauc) demandaram maiores cuidados e dedicação, as peças gráficas e vídeos publicados ganharam uma relevância inédita na experiência do visitante, que neste momento se transformara em usuário das contas de Instagram, Facebook, Youtube e Flickr para ter acesso ao que o museu passou a disponibilizar com mais intensidade nesses meios virtuais. Deste modo, o desenvolvimento de produtos audiovisuais no projeto de extensão "Museu de Arte: uma nova recepção estética" visou a permanência e o maior engajamento do público que já conhecia o Mauc, além da difusão da arte e da cultura regionais para quem nunca pôde visitar o museu presencialmente ou mesmo para quem ainda nem o conhecia. A partir de pesquisas e estudos sobre edição e as melhores formas de comunicar, foram produzidos conteúdos audiovisuais com ênfase nas obras e nos artistas do acervo do Mauc, compartilhando com o público além de conhecimento, a memória e/ou a sensação de estar participando de uma visita presencial ao museu. Notou-se que os produtos audiovisuais do Mauc possuíram recepção positiva, principalmente na rede social Instagram, um dos meios mais utilizados pelo museu na divulgação de conteúdos e informações. Importante citar a colaboração com o projeto "Laboratório Audiovisual Mauc (LAMauc)", fomentado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC, na divisão das demandas de realização vídeos. Porém faz parte desta pesquisa o estudo quantitativo apenas dos produtos do projeto fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC), ele nos demonstra como os elementos audiovisuais foram importantes para ampliar o alcance da arte divulgada pelo Mauc, principalmente durante o período de isolamento social, no qual o mundo teve de se adaptar para uma nova forma de propagar e contemplar a arte.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.