UTILIZAÇÃO DE PRE E PÓS TESTE PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MEDIANTE A AULA MINISTRADA
Resumo
INTRODUÇÃO: O entendimento sobre anatomia e ciclo cardíaco é muito importante para a formação medica, pois a compreensão desses assuntos facilita o diagnóstico e o entendimento das principais doenças coronarianas. No qual, vem se tornando cada vez mais prevalente na população brasileira nos últimos anos, Dessa forma, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, aborda esse tema em seu curso de introdução a cardiologia, com o intuito de engrandecer os conhecimentos dos alunos de medicina que participaram. OBJETIVO: Objetiva-se relatar a eficácia da utilização de pré e pós-testes online como forma de analisar a aquisição de conhecimento sobre a aula de anatomia e ciclo cardíaco. METODOLOGIA: O curso aconteceu, remotamente, no período de setembro de 2020, no qual foram aplicados formulários do google constituídos por 8 perguntas-padrão a todos os estudantes que participaram. A partir disso, verificou-se, por meio do programa estatístico Excel, o número de acertos no pré-teste e no pós-teste. RESULTADOS E DISCUSSÃO : analisando os resultados do pré teste aplicado obtivemos uma média aritmética de acertos das questões de 7, fato que nos mostra q o desempenho médio foi de 87,5% no pré teste. Já na analise do pós-teste obtivemos uma média de 8 acertos,caracterizando um desempenho de 100%, valor 12,5 % maior que o obtido no pré teste. CONCLUSÃO: a partir da análise dos formulários aplicados, na forma de pré e pós-teste verificamos a aprendizagem efetivada, posto que houve aumento na média de acertos e, consequentemente, no desempenho dos candidatos nos dois momentos avaliativos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.