A ANIMAÇÃO CELLS AT WORK E SEUS POTENCIAIS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Francisco Davi da Silva
  • João Ravelly Alves de Queirós
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

O uso de produtos da Cultura Pop no ensino de conteúdos escolares já não é novidade para os professores. Visto a crescente melhora na acessibilidade a planos de internet e ao barateamento de dispositivos móveis de comunicação (smartphones, tablets e notebooks), as mídias digitais se inserem cada vez mais no cotidiano dos alunos e, consequentemente, na sala de aula. Contudo, é necessário que os docentes saibam quais obras utilizar para auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos. Assim, o presente trabalho visa explicitar, através de um relato de experiência, os potenciais pedagógicos da animação japonesa "Cells at Work! (2020)" para o ensino de conteúdos de Fisiologia Humana. Para isto, foram comparados os conceitos inseridos no primeiro episódio da obra com a literatura vigente a fim de avaliar os potenciais do anime para a prática profissional do professor. Na animação, foi possível observar a abordagem de conteúdos do Sistema Circulatório e Imunológico de forma satisfatória e lúdica, por meio de personagens como “Glóbulo vermelha”, “Glóbulo branco” e “Pneumococo”. Além disso, a obra trouxe conceitos sobre os diferentes agentes da resposta imunológica e a circulação de sangue no organismo humano. Dessa forma, constata-se que Cells at Work! pode ser utilizada como ferramenta facilitadora do ensino desses conteúdos, diminuindo a abstração necessária para a compreensão dos mesmos por parte dos estudantes e tornando a aprendizagem mais significativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica