A CONSTRUÇÃO E O USO DE PODCASTS EM ATIVIDADES ASSÍNCRONAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Talita Siqueira Cruz
  • Lívia Guimarães Peixoto Castro
  • Klevisson Manoel Lima Martins
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Podcasts são programas de áudio que podem ser escutados via plataforma de streaming ou baixados pela internet. Essa forma de divulgação ganhou evidência nos últimos anos, parecendo a reinvenção dos programas de rádio. Uma das aplicações para os podcasts é como ferramenta pedagógica, que pode incorporar a ludicidade, auxiliando e complementando as aulas. Durante a pandemia de COVID-19 foi percebido um aumento da utilização desses programas com essa função didática para tentar adequar o processo de ensino-aprendizagem ao momento de ensino remoto emergencial ocasionado pelo distanciamento social. Desse modo, este trabalho objetiva relatar a construção e o uso de podcasts em atividades assíncronas desenvolvidas nas turmas de terceiro ano da Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt (EEEP Presidente Roosevelt) pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica - Biologia. A ideia do podcast surgiu nos encontros de planejamento pedagógico semanal em conjunto pelo grupo de residentes da escola junto a professora preceptora, por conseguinte foi planeada por três bolsistas, sendo gravado e roteirizado por dois deles e, por fim, editado pela terceira residente envolvida na atividade. No total foram três podcasts sobre a temática Genética, complementando os conteúdos vistos em aulas síncronas. Os podcasts foram armazenados na plataforma de streaming Spotify e o link para o acesso foi enviado aos alunos, por meio do Google Sala de Aula, ao final do ciclo de aulas sobre o tema. Os resultados obtidos foram o aumento da capacidade criativa dos residentes envolvidos que se sentiram mais aptos a continuar produzindo podcasts como ferramenta pedagógica e também notou-se, por parte dos estudantes da escola, que os podcasts curtos serviram como um material satisfatório para revisão e aprimoramento dos conteúdos discutidos em sala. Assim, concluímos que o uso de podcast pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e dinamizar a divulgação de conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica