A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS NO PLANEJAMENTO E INTERVENÇÕES DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA- UFC

Autores

  • Luenya Araujo Maciel
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

A alfabetização, letramento e as tecnologias digitais são fatores marcantes e essenciais para a sociedade na conjuntura atual, sendo assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições dos jogos pedagógicos digitais no planejamento e intervenção do projeto Residência Pedagógica (RP) no curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Dessa forma, pretende-se ampliar o conhecimento geral a respeito dos benefícios que o jogo pedagógico pode proporcionar às crianças em fase de alfabetização, e consequentemente, o quanto é útil e importante ao programa; portanto, será trabalhado a temática da alfabetização e letramento. O tema tem sua pertinência pois o processo de alfabetização e letramento é muito complexo e requer muito da criança, já que até então na educação infantil, não havia tal cobrança por parte da escola e expectativas por parte dos familiares para que a criança consolidasse o processo de leitura e escrita. O trabalho tem cunho teórico, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, pois consistirá em um levantamento de estudos e dados sobre as categorias: jogos pedagógicos, alfabetização e letramento, de autores como Tizuko Kishimoto e Magda Soares. Serão realizadas reflexões e anotações sobre o tema, e por fim, sua consolidação. Dessa forma, é notável que muitas crianças não se adaptam rapidamente à mudança de nível na escola, o que pode gerar à ela, frustações e até mesmo uma aversão pelo “aprender a ler”, levando-a à desmotivar-se durante esse processo que deveria ser prazeroso, motivador e despertar sua curiosidade. Portanto, entendemos que os jogos pedagógicos digitais auxiliam no processo de alfabetização e letramento. Concluímos que a ludicidade e as novas tecnologias foram essenciais nas intervenções, tornando a aprendizagem mais motivadora e significativa no processo de alfabetização e letramento das crianças e dos residentes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica