A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Epaminondas dos Santos Araujo
  • Afranio de Araujo Coelho

Resumo

É essencial que o professor tenha as habilidades e competências para atuar satisfatoriamente em sala de aula, no entanto, estas habilidades não são adquiridas apenas em textos. Assim sendo, o Programa de Residência Pedagógica (RP), integrante da Política Nacional de Formação de Professores, objetiva: superar a tradicional distância entre teoria e prática na formação; promover a ação compartilhada entre Universidade, estudantes e as escolas públicas parceiras; estimular a aquisição de expertises pela participação ativa na prática docente com o desenvolvimento de projetos. Em decorrência do momento de isolamento social, os encontros da RP do curso de licenciatura em física, que integro, ocorreram de forma virtual. Inicialmente, discorremos sobre o nosso subprojeto, seus objetivos e propostas muito relacionados às prescrições da BNCC e a metodologias ativas de aprendizagem. Estes tópicos tornaram-se o foco dos encontros mais recentes, em debates coletivos dos documentos oficiais e artigos acadêmicos sobre os tais. Paralelamente, na condição de observadores, assistimos a aulas do Preceptor da escola conveniada. Materializando esses estudos na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e produzindo uma sequência didática aplicável às realidades do Ensino Fundamental e Médio. Esta produção foi construída colaborativamente entre os residentes. Como verificação da sequência criada, seguimos suas etapas, nos colocamos ora na posição de professores, ora na posição de alunos, aos quais seriam aplicados. A residência pedagógica, ainda em andamento, já potencializou nossa compreensão sobre a prática educacional. Instigando a leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional. A prévia aplicação da ABP, proporcionou subsídios importantes aos futuros projetos didáticos e metodológicos, como propõe a BNCC. Com estes dados, partiremos para a devida aplicação da sequência didática elaborada em escolas de ensino básico neste mês de setembro.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

I Seminário Institucional de Residência Pedagógica